Widget by SemNome

terça-feira, dezembro 08, 2009

A resposta sou eu quem dou!!!


Desde alguns dias atrás, tenho pensado em um texto da Bilblia...talvez pelo momento de transformação que minha vida tem passado, ou talvez por motivos que nem eu sei dizer.
Estou pensando na passagem onde Jesus e seus discipulos caminhavam em direção a Cesaréia de Filipe. Mc 8. 27-30 retrata um grande questionamento que está sendo chave para minha vida hoje e espero que sirva para algum de vocês.


Quem a Multidão diz que Eu sou???

Creio que Cristo não pretendia nada para si ( como sempre ). Não queria se afirmar durante algumas de suas crises, ou mesmo, persuadir os discipulos para algo que favorecesse sua própria vida. Ele não é assim.
Não tenho duvida alguma que Cristo estava tentando provocar alguma resposta daqueles caras, querendo instigar algo mais profundo do que apenas uma resposta verbal. Os discipulos precisavam realmente saber quem Jesus era para eles, qual a diferença que Ele causava.

Engraçado pensar em "multidão"...o que essa tal multidão diz que Eu sou???

Se hoje essa mesma pergunta fosse feita para mim, para você ou para qualquer pessoa sobrevivente ao gueto evangélico, talvez a reposta seria: " Uns dizem, poder financeiro;outros dizem status; e, ainda outros satisfação pessoal. Com certeza reponderíamos isso ou algo derivado de alguma dessas palavras, que devemos ou deveríamos saber, não fazem parte do caráter de Deus.

Ao contrário disso, Pedro nos dá a resposta, ele sabia o que Jesus representava para ele. Pedro andava com ele, seguia seus passos, obedecia seus mandamentos ( mesmo com dificuldades ), desejava ser quem Jesus era. O "Cristo" estava cravado no coração de Pedro, por isso sua resposta não era igual a da multidão.
Na mesma passagem, só que em Lucas 9.18-27, Jesus descreve, logo após o questionamento, o que cada pessoa teria que fazer para acompanhá-lo...o que cada pessoa teria que se submeter para que pudesse fazer parte da equipe do Mestre. Carregar sua cruz diariamente, perder sua própria vida, negar-se a si mesmo...principios de vida dos seguidores de Cristo ( valores muito diferentes do que podemos ver hoje dentro da nossa "cultura evangeliqueis"

Os 2 textos se completam...temos dois caminhos a seguir.
Podemos responder como a multidão; afirmar, rotular, impor nomeclaturas e servir a um "Jesus" que não existe. Se respondo como a multidão, adquiro ferramentas de multidão, tenho atitudes de multidão, penso como multidão e, pior, faço parte dela.
Ou respondemos como Pedro: " És o Cristo, o Cristo de Deus...essa resposta nos trás direção, ânimo, coragem, me faz entender que eu sou, clareia minha visão, me traz entendimento do Reino e me faz ser relevante, conseguindo viver a proposta de Jesus. Se nosso coração for verdadeiramente do Cristo de Deus e Ele reinar no mais profundo do nosso ser, aí sim, o Evangelho de Deus será real à nossa volta.

Todos os dias precisamos resolver entre o Cristo e a multidão; entre o Reino e nossas satisfações; entre o EVANGELHO E A NÓS MESMOS!!!

1 comentários:

Realmente, vivendo o que se prega na maioria das instituições da moda ou nos programas "gospel" de TV de hoje em dia, é muito complicado responder corretamente a pergunta de Jesus: quem vocês acham que eu sou?
Mas a resposta está até fácil de achar: aquele velho livro chamado Bíblia Sagrada!!
Ah se todos tivessem o gosto pela leitura desse livro..., a resposta sairia de pronto: tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!!!
Boa reflexão meu irmão...
Abraço!