Porque declaramos coisas que não são verdades nem mesmo pra nós?
Essa pergunta é realmente difícil de responder. Até de entendê-la.
Adesivo gospel tá na moda nos carros de hoje. E hoje vi um adesivo desses, no vidro traseiro de um carro. Modesto até o carro, nada demais. O adesivo dizia: PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS!
Aí, fiquei pensando: se alguém estivesse precisando desse dinheiro, dentro da instituição-igreja mesmo, de maneira séria e comprometida, pra ir numa campanha de missões, por exemplo, ou pra ajudar na construção de um centro comunitário de ação social, ou outra coisa parecida..., será que nessa hora esse carro seria realmente PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS???
E fora da instituição-igreja, se alguém tivesse precisando pagar uma cirurgia complicada e cara, se alguém tivesse passando fome todos os dias pra alimentar um pouco seus filhos, se alguém precisasse consertar sua casa levada pela última enxurrada, arrumar seu carrinho de pipoca destruído pelo incêndio, etc..., será que o carro ainda seria PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS??
E, mesmo escrevendo transparecendo tudo ser apenas uma possibilidade, embora seja a maior das realidades, será que pelo menos ler e pensar nisso nós faríamos?
Mas não..., nosso umbigo continua sendo nosso deus-maior!! Nossas "propriedades esclusivas de Jesus" não passam de mais uma afirmação-clichê-gospel desprovida de verdade. E não, não temos o menor cuidado ou vergonha na cara e continuamos colocando adesivinhos por aí com dizeres que são verdadeiros, mas não pra nós mesmos!! Somos apressados em falar, mas nosso coração está longe do que declaramos...
Se fôssemos realmente propriedade exclusiva de Jesus estaríamos, com absoluta certeza, numa comunidade mais justa, igualitária, fraternal e comprometida com a verdadeira religião, aquela dos órfãos e das viúvas!
Estaríamos "soltando as correntes da injustiça, desatando as cordas do jugo, pondo em liberdade os oprimidos, rompendo todo jugo, partilhando nossa comida (e nossos carros!) com o faminto, abrigando o pobre desamparado, vestindo o nu que encontrarmos, não recusando ajuda ao próximo, eliminando do nosso meio o jugo opressor, o dedo acusador e a FALSIDADE NO FALAR (e a falsidade no declarar que somos propriedade exclusiva de Jesus!), renunciando a si mesmos pra beneficiar os famintos e satisfazer o anseio dos aflitos... (confira Isaías 58)
Mas não..., queremos só ser propriedades exclusivas de Jesus, sermos jardim fechado, regado e cuidado pelo Espírito, fluindo em nós como um manancial de águas vivas, cujas águas nunca faltam..., como diz a antiga canção que todos nós já cantamos um dia!
Se toda a verdade que declarássemos (tirada de algum versículo bíblico ou mesmo clichê-gospel) fosse realmente verdade em nosso coração, nossa vida prática mostraria esses frutos e não viveríamos com a tamanha dificuldade de relacionamentos que temos hoje, consequência da falta das coisas descritas acima, baseadas em Isaías 58. E essa tamanha dificuldade de relacionamentos traz seus frutos de injustiça, inverdade, falta de amor, falta de compaixão, egoísmos, etc...
Nossa sociedade é como é porque as religiões e instituições-igrejas são secularistas demais, egoístas demais, narcisistas de mais, hedonistas demais, pra viverem as verdades que às vezes pregam por aí, se fazendo de santas. Se realmente fossem o que declaram ser, ao menos a comunidade ao redor, o quarteirão em que ficam localizados..., ao menos os vizinhos seriam diferentes, pra melhor, do que são hoje!!
E pessoalmente, você, é o que prega?? Age como declara agir??? É coerente com os "adesivos" que você cola por aí?
Pense nisso..., como meditação pra um novo ano melhor do que o que passou..., afinal, pode ser seu último!!
2 comentários:
Muito bom o texto! e coerente com a realidade que vemos em cada esquina hoje! e seria muito bom, se pudessemos viver metade daquilo que cantamos, anunciamos, e carregamos como publicidade...
E que essas palavras possa penetrar em nossos corações muito mais que adesivos em vidros de carro... e venha fazer parte de nosso viver!
Valeu Anderson..., que a verdade se torne prática mesmo em nossas vidas!!!
Abraço!
Postar um comentário