Widget by SemNome

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Troquemos o jugo urgente!!!

Ontem um casal de amigos estava em casa. Fritamos peixe, assamos frango. Assistimos ao jogo da tarde. As mulheres resolveram comer novamente. Precisávamos de mussarela. Íamos fazer tapioca. No caminho até a padaria para cumprir nosso objetivo, fomos conversando sobre algumas coisas. Posso dizer que talvez conversamos todos os dias. Futebol, palhaçadas, nossas viagens, missões; mas ontem um assunto apareceu sobre um livro que lemos. Disse pra ele que queria escrever no blog sobre isso. Vou postar aqui uma passagem do livro que explica bem o que queremos dizer.

Livro: Repintando a igreja - uma visão contemporânea
Autor: Rob Bell


" Rabinos antigos entendiam que a Bíblia é aberta e tem de ser interpretada. Eles entendiam que a função deles na comunidade era estudar e meditar, discutir e orar, e depois tomar decisões. Os rabinos eram como intérpretes, auxiliam o povo a entender o que Deus está lhes dizendo com o texto e o que significa viver de acordo com esse texto. Tome por exemplo o mandamento do sábado em Êxodo. Um rabino dividiria as ações essencialmente em duas categorias: atividades que o rabino permitia no sábado e atividades que o rabino proibia no sábado.

Ele era movido pelo desejo de chegar o mais próximo possível o que Deus pretendeu originalmente dizer no mandamento. Um rabino poderia dizer que alguém tinha permissão para andar uma certa distância no sábado, mas se caminhasse além disso, seria trabalho e, consequentemente, violação do sábado. Outro rabino poderia permitir que se caminhasse uma distãncia maior, mas proibir a prática de determinadas ações e outro rabino permiti-las.


Rabinos diferentes tinham conjuntos de regras diferentes, que na verdade eram listas diferentes do que eles proibiam e do que permitiam. Um conjunto de regras e listas de um rabino, que eram na verdade a interpretação dele de como pôr em prática a Torá, chamava-se jugo do rabino. Quando se seguia um rabino, aceitáva-se o seu jugo.


Houve até mesmo um rabino que disse que seu jugo era suave.

A intenção dos rabinos com seus respectivos jugos não era, portanto, apenas interpretar a mensagem corretamente - era pôr essa mensagem em pratica. No ambiente judaico, o objetivo era sempre a ação.


Observe o que Jesus diz em suas primeiras passagens: " Não pensem que eu vim abolir a Torá; não vim abolir, mas cumprir." Em essência ele dizia: " Eu não vim eliminar as palavras de Deus, mas para mostrar ao povo como é viver a Torá perfeitamente, até nos mínimos pontos e sinais da escrita."
Os rabinos tinham termos técnicos para esse processo infindável de proibir e permitir e fazer interpretações. Eles o chamavam de " ligar e desligar". "Ligar" alguma coisa era proibi-la. "Desligar" algo era permiti-lo. "


Vamos agora viajar para dentro de nós...como "pessoas pensantes."

Muitas vezes ouvi pastores, missionários, crentes de igrejas, dando sermões usando algum versículo da Bíblia que olhei e pensei: " Não pode ser isso não....alguma coisa tá errada!!!!"

Esse versículo mesmo, que fala sobre ligar e desligar. Quantas interpretações já vimos sobre esse trecho? Você mesmo pode ter se lembrado de algum momento em que usou este versículo.
Oramos assim: " se tá ligado na terra, tá ligado no céu." Queremos muito algo, estamos passando por dificuldades financeiras...e por isso adoramos ouvir alguém dizer isso pra nós. Nos conforta, traz esperança. Parece que como um passe de mágica, tudo começará a dar certo. Mas será que é isso mesmo que o versículo está querendo nos dizer!!!

Quando Jesus fala sobre ligar e desligar, Ele está dando-nos a autoridade de fazermos novas interpretações sobre as escrituras. Ele não apenas estava lhes dando autoridade, mas também estava dizendo que, quando eles debatessem, discutissem, orassem e lutassem e tomassem decisões acerca da Bíblia, de alguma forma, nos céus, Deus estaria envolvido. Nos deu autoridade de orar, discutir e tomar decisões a respeito de como tornaríamos prática a palavra de Deus.

Jugo - olhamos para essa palavra na Bíblia e lembramos do que? Boi? Peso? Dominio? Com certeza sim...a igreja tem ligado e desligado coisas, tem feito suas regras e leis para que cristãos sirvam suas instituições, não fujam dos parâmetros do que seus líderes querem. Esse é o jugo em que o mundo cristão brasileiro vive; um jugo de escravidão, de morte, de ganho e não de perda, de vitória ao invés de cruz.

Quando Jesus propõe que troquemos nosso jugo com o Dele, não tem nada a ver com tirar certo peso das minhas costas, ou mesmo trocar minha dificuldade com a tal facilidade de Jesus. Ele está nos propondo a troca de nossas crenças erradas pela crença em seu jugo. Jesus está nos mostrando através da Bíblia uma maneira de interpretarmos e colocarmos em pratica todos os ensinamentos de Deus. Trocar o jugo é segui-lo constantemente, acreditar e praticar suas verdades.

Precisamos avaliar o que está sendo falado em nossas igrejas, parar de engolir todo o ensinamento estragado e corrompido. Acredito que tudo o que a igreja cristã está passando é por causa de certos jugos, interpretações totalmente tortas da palavra de Deus, usando essa mesma palavra para fins lucrativos, para tornar o homem mais poderoso que o próprio Deus. A igreja tem ligado e desligado coisas, mas com certeza não é movida pelo desejo de chegar o mais perto possível do que Deus quer dizer.

Precisamos ler o livro mais precioso que temos - a Bíblia. Precisamos discutir, orar, tomar decisões.

Trocar o jugo do homem pelo jugo de Deus.

5 comentários:

eu acho que quando leio a biblia das maiores vezes
tento tirar alguma coisa em meu proveito tentando tirar o meu peso e colocando a facilidade de Deus talvez ate esteja colocando em pratica aqele versciculo :AQUELE QUE ESTA CANSADO SOBRECARREGADO VENDE AMIM !coloco isso sempre em frente e talvez nao perceba que o cristo esteja falando nao seja troca esse peso ou jugo mas sim dde troca minhas crencas e aprender o que é esse tal de jugo?
oque é isso que peso é esse?
interesante este comentario seu
eh isso ai

Cara, é bom saber que existem pessoas incomodadas com o evangelho que tem sido pregado hoje em dia nas igrejas.
Creio que a igreja evangélica brasileira esta vivendo uma grande crise. Uma crise de identidade. A cada dia que se passa a igreja procura um briquedinho novo para financiar... infelizmente isso envolve pessoas.
Creio também que é necessário haver a igreja '' instituição '' infelizmente, para que possa haver o encontro do corpo de Cristo(pessoas).
Oro a cada dia para que a igreja evangélica brasileira não venha perder a sua essência, pois tenho até pavor só de pensar do que será pregado nas igrejas a daqui alguns anos...
Valew pela reflexão!!!

Danilão meu irmão..., o importante é que tá ligado no céu, tá ligado na terra..., liga pro banco aí pra me liberar uns 20 mil..., que vc acha??
Hehehehehe..., porque to cansado de viver na pindaíba!! Hehehehe..., brincadeira hein gente, senão vão me crucificar aqui...
Ótimo texto e muito bom o livro..., recomendo!

Então, o desligar e ligar contemporâneo, é o on e off da maquininha de se produzir "bença" que se buscam: poder, dinheiro, status, propriedades (que vai ser de Jesus, "sic") ... acho que posso resumir tudo nessa palavrinha... poder! Gente, quem não quer poder hoje? Poder ter coisas, aliviar suas dores, curar suas feridas... os caras aproveitam que JESUS faz sinais, mas não é para a GLORIA DE JESUS.
No tempo de Jesus a multidão era assim... procurava-o não por amor a Ele ou porque poderia ensinar seu Reino, na realidade, nem sabiam quem Ele era na verdade. A questão meu amigo Danilo, é que Jesus foi selecionando com quem Ele iria falar a respeito dEle mesmo e da Torá e etc e tal. A multidão foi reduzida pelos discípulos. E hoje, não é diferente, a multidão lota mega-igrejas atrás das "bença" (é sem plural mesmo que se falam, eca) e a minoria quer o DEUS da bênção.
E não tem como a gente exigir que esse povo conheça bem a bíblia porque além de darem qualquer alimento, eles comem uma vez por semana, alguém aí sobrevive com comida uma vez por semana e de péssima qualidade nutricional?

O que nós temos que fazer moçada? Não sair da Graça, evangelizar os perdidos, falar a verdade os que estão cegos para que possam ver e fazer discípulos, são esses os últimos que continuarão a gerar mais discípulos para JESUS CRISTO. (Para Ele viu gente...Tudo é para Ele, e por Ele são todas as coisas... até os discípulos que treinarmos)
ok?

Danilo quero a receita da tapioca, foi a Deise que fez?

Kadu, pede para a Lily escrever, só falta ela aqui.

Beijos em vcs 4.

só para esclarecer...

"eles comem uma vez por semana" = alimentar-se da Palavra de DEUS, uma vez por semana.

é pouco né?

O duro que nem a Palavra de DEUS mesmo dão para esse povo comer... e foi isso que eu entendi o que o Danilo quis dizer.

Té mais.