Estive pensando nos sentimentos, emoções. Nos nossos, nos que vemos em outros..., naqueles provocados, nos que provocamos!
Como diria Roberto Carlos (o cantor, não o do Coríntia!!): são tantas emoções!!
No péssimo evangelho que tem sido pregado por aí também são tantas emoções!!
Tenho percebido que sem emoções já não se faz um culto. Sem os sentimentos aflorados já não há mais pregações, músicas, orações, relacionamentos, curas..., tudo é feito com a receita dos sentimentos e emoções expostos com muito choro, riso, grunhido, chu, chê, chi, caras de piedade ou contorcidas, etc...
E a razão?? Aquela do tal culto racional?? Aafff..., tá longe hein!! Afinal, a letra mata! Pelo menos é o que dizem por aí.
O importante é o espírito mover ou o mover do espírito, seja lá o que isso queira dizer!!
Por exemplo, quando vemos algo como o que aconteceu no Haiti o que fazemos? Sentimos. Dó, pena, nojo, medo, angústia, tristeza, pavor..., tudo vira emoção: choro, ansiedade, revira o estômago!!
Aí, daqui a pouco a mídia inventa outra notícia grande que, como uma âncora, puxa todo nossos sentimentos e emoções pra outro lado. Logo esquecemos o pobre e coitado Haiti.
Enquanto sentimos, fazemos um esforço pra, ao menos, orar um pouquinho sobre eles. Afinal, minha oração é puro sentimento, choro, falo umas línguas estranhas (estranhas até pra Deus!), derramos lágrimas com gritos, unção do riso vem, etc e tal...
Algo além??? Nada!!
O sentimentalismo que toma conta dos evangélicos gospel não traduz o que é o verdadeiro evangelho. As emoções não transformam realidades!! Na verdade elas são só um alerta de que algo de diferente está acontecendo. Veja bem, não sou contra os sentimentos e as emoções, nem mesmo contra expressá-los, porém temos que saber qual é o seu lugar. Aquele famoso "equilíbrio" de que muitos falam.
Os sentimentos e emoções tem que provocar uma reação. Eles não podem ser a reação em si. Eles só nos param, não nos colocam em movimento. Mas não sabemos disso, afinal, o importante é sentir o mover!
Sentiu aí?? Ui..., arrepiou!! Hehehehehehe...
O Haiti continua lá, desolado, destruído, faminto, sedento, triste, caído e precisando do principal: AMOR! Expressões prática do amor e não o sentimento do amor! Sentir todo mundo sente..., mas os sentimentos de amor não reconstruíram nem tem ajudado a reconstruir Angola depois de anos de guerra civil! Tampouco estão ajudando a reconstruir e reformular a vida social e espiritual dos que sofreram com os tsunamis, 11 de setembro, guerra no Iraque, etc...
Outro exemplo do malefício da exaltação do sentimento/emoções em detrimento da prática é o que acontece conosco, missionários. Se eu coloco em minha carta informativa que estou precisando levantar dinheiro pra passear no cinema pelo menos uma vez por mês com minha esposa..., ai de mim!!! Mas se coloco que desejo influenciar o mundo artístico, do cinema e das tele-novelas e por isso preciso me atualizar, isso sim, mexe com as emoções..., afinal, que lindo, o casal doando sua vida pra impactar pessoas! Eles merecem minha oferta!!
Se digo que vou pra Espanha passar 3 meses servindo um casal que lá conhecemos não mexe tanto quanto eu colocar fotos de menininhos pelados e sujos, com ranho no nariz e ramela nos olhos, num bairro pobre e destruído do norte do continente africano. Ah se meus projetos fossem todos pra Índia, África e China!!!
Pouco importa se no sul da Espanha tem menos cristãos do que na África..., eles são ricos, não precisam de Deus..., afinal não mexe com meus sentimentos, África sim, mexe! Pouco importa se a África é o continente mais evangelizado do mundo, ou se na China temos a igreja evangélica que mais cresce no mundo..., lá tem os menininhos sujinhos, pobrinhos, barrigudinhos, de chinelo de dedo ou pé no chão que eu vi numas fotos e vídeos de missões..., ah se soubessem que são as mesmas fotos que todos colocam, que raramente falam da realidade dos trabalhos que vão enfrentar de verdade...
Aí, alguns de nós tem se vendido por uns trocados mendigados! Ao invés de falar a verdade em seus informativos missionários só colocam fotos de momentos de choro e oração, com as mãos levantadas ou abraçados com alguma criancinha com cara de pobre na frete de uma casinha humilde ou creche. Quando, na verdade, isso fez parte de apenas um ou dois dias no mês. Mas, enfim, não dá pra escrevermos que precisamos de uma graninha pra comprar um presente para meu filho no Natal, coisa natural pra todos as crianças nessa época. Ou então que preciso de um dinheirinho pra uma viagem de 3 dias de folga pra curtir minha esposa. Não..., isso não mexe com as emoções!! Depois, quando algum missionário escrever pedindo dinheiro pra ir no psiquiatra porque tem sofrido transtornos de tanto trabalhar sem momento algum de folga, isso vai mexer com as emoções..., ou quando escrever pedindo ajuda de algum psicólogo e advogado pra realizar os trâmites (é assim que escreve?) do divórcio porque não teve tempo de qualidade com a esposa devido a falta de tempo e dinheiro, talvez isso mexa com os sentimentos!
Não, ainda não estamos passando por nada disso..., é um mero exemplo..., aliás, estamos muito bem, obrigado!
O problema é que não gostamos de usar a cabeça, a razão. E assim, não transformamos realidades! A realidade dos Haiti's da vida continuam a mesma. A realidade do cenário de missões pouco muda! A realidade nas nossas igrejas, pior, tem mudado pra mal!
Mas nós sentimos muito por isso! Ficamos tristes. Choramos e oramos no mover do espírito! Algo mais? Não!
Que possamos voltar a razão, essa é minha oração. Que saibamos colocar os sentimentos e as emoções no devido lugar delas, mas que a reação à elas seja a prática de algo que possa transformar tais situações. Que nós mesmo possamos nos transformar, não pelos sentimentos, mas pela renovação da nossa mente..., creio que assim poderemos transformar realidades e dizer que somos, de fato, cristãos comprometidos com o evangelho!
Que possamos sentir menos, nos emocionar menos, não porque isso faz mal, mas porque já o fizemos demais. E que possamos sair do estado de letargia causado pelas emoções para um estado de mover prático e altruísta, impactando sociedades através do AMOR de Deus, promovendo seu Reino por onde pudermos passar. Que mudemos a cara dos Haitis, Angolas, favelas brasileiras, igrejas-instituições, comunidades carentes, políticas nacionais, sistemas de saúde, através da atuação prática, gerada, talvez pelos sentimentos que um dia afloraram, mas que agora deram lugar às atitudes!
Esse sim, é o verdadeiro evangelho! E é por isso que desejo viver e lutar pra que outros também possam enxergar e passar a viver! Vem comigo?
9 comentários:
Esse aí abalou....curti demais mano....falou a verdade e tô com vc nessa!!!!
Abraço
Eh, o ruim é que quando somos honestos, não dá ibope!! Vamos começar a escrever de vitórias e bençãos financeiras??
O blog vai bombar..., hehehehe!!
Não, não..., prefiro ficar com nossa humilde integridade!!
Abraço Danilão!
Vamos inventar o blog do Waldomiro...dai até gente da nossa denominação vai entrar nessa junto com a gente!!!
Talvez aqui seja o melhor lugar para fazer aquela rifa...kkkkk...se mostrarmos o prêmio ia encher de seguidores essa pequena bagaça aqui.
Abração !!!!!!!!!
Pois é, eu fiquei pensando neste texto sobre emoções e estou aqui novamente (mesmo não sendo da denominação de vcs, rs rs )... vou compartilhar o que eu e Vado estamos refletindo nestes últimos acontecimentos de Haiti etc.
Vocês sabiam que aqui em Campinas, nesta semana, com essas chuvas, dois bairros mais carentes da cidade sofreram tanto que aproximadamente 200 pessoas ficaram desabrigadas? A nossa pergunta em casa foi: “se os cristãos não conseguem estender as mãos nem para os que estão na sua cidade, e muito menos aqueles que estão na sua própria igreja, passando por necessidades, quanto mais vão fazer algo para os que estão longe?” (Haiti, Africa, Espanha etc...)
Ontem mesmo passou em um dos telejornais que a pobreza na Europa já atingiu em cada país cerca de 18 a 20% da população, a Espanha já tem 20% de pessoas vivendo em miséria e Portugal 18%, guardei o número desses países pois são os que estão no meu coração a muitos anos.
Amigos, não quero desanimar vocês, mas a bíblia mesmo fala que o amor se esfriaria de muitos, e estamos vivendo um esfriamento não só do amor, quanto da dor. É por isso que se buscam freneticamente sentimentos "amortece-dor-es". É como se as pessoas vivessem diariamente em jejum emocional (indiferentes com a realidade no dia-a-dia), e chegassem aos templos e tomassem um comprimido cheio da unção do riso (e etc...), para repor o que lhes faltou durante a semana e encher seu estoque. Falta de sabedoria não é? Mas muitos fazem isso também e antes de ir na igreja no domingo (alguns nem vão a E.D. por isso, psiu... não contém pra ninguém isso), passam a noite em baladas para repor as energias das emoções carnais, gastam seus dinheirinhos todos em bebidas, pizzas etc e por isso que nunca tem como ajudar as missões...
Porque o evangelho que elas vivem não expressa diariamente o riso, não chora como deveria, não se alegra como deveria, etc... E assim estamos vendo as pessoas cada vez mais vivendo egoisticamente, não choram com os que choram, e não se alegram com que se alegram, não são hospitaleiras e são indiferentes com a dor dos outros e suas necessidades.
Eu quero apresentar-lhes essa realidade que vejo, mas quero confortar-lhes e dar coragem a vocês, mesmo sendo por palavras (sendo que financeiramente era o que seria a melhor ação).
Renovem a mente de vocês a cada dia no propósito que Jesus Cristo os chamou, tá dificil? Para o Mestre Jesus também foi, mas esse é gosto especial da nossa emoção de viver em fé.
Abraço para vcs Quatro.
entao estava lendo e acho que ainda existe pessoas atraz de emocoes talvez por que seria mais facil ,fazer elas chorar ,alguem falar pra ela DEUS esta contigo irma....mas na verdade tudo isso ela sabe mas parace ser mais forte quando algueem que faz milaagres e faz pessoas chorarem falar isso pra ela .
e alem disso muitos estao de cabeca aberta pra verdadeira vida cristã.
as vezes nao sei se falta mais sermoes sobre a pessoa jesus ou falta sinceridade na cartas missionarias.
se ficarmos pensando nisso talvez ficaremos inerces(sei la oque significa é tipo presos á essas barganhas ...esse semestre estava pensando como poderia ser UTIL nas igrejas locais ,apenas isso .
se for pra confrontar vou pensar 3 vezes...rs
hoje eu escolho apenas servir .e deixar a critica com vcs .rs
Carla, mais uma vez..., muito boas suas palavras..., obrigado pela força e por fazer eco ao grito desesperado daqueles que querem realmente promover o Reino de Deus de maneira prática, transformando realidades!!
Não é fácil, realmente, mas se há um propósito para o qual desejo lutar é esse..., mesmo que minha influência só alcance meia dúzia de pessoas..., a porta continua sendo estreita mesmo!
Abração pra família toda!!
Eita hein Rafa, resolveu aparecer nas escritas por aqui!!
Fico feliz de ter amigos como vc mano..., vc é especial..., fica a vontade por aqui!
Abraço!
Postar um comentário