Widget by SemNome

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Coisas que perdemos pelo caminho!


" O pensamento cristão não deveria se ocupar apenas do que é religioso e diz respeito à igreja, porque Deus não criou apenas a igreja, ele primeiramente criou o mundo inteiro." Bráulia Ribeiro


Ainda não assisti o filme com o mesmo título. Apesar de servir para reflexão de diversas áreas da vida, me fez pensar sobre como a essência do Evangelho, ou melhor, parte dela, foi dissolvida no decorrer dos anos.

É triste observar como as igrejas se deixaram escravizar por uma mentalidade que não tem nada a ver com a encontrada na Bíblia. Costumo falar que para muitos o evangelho trouxe mais prisão do que libertação.

Os cristãos é que deveriam ser "a ponta da lança", os maiores influenciadores na política, educação, saúde, nas artes...não porque somos melhores, mas porque conhecemos a verdade...Meu coração pulsa forte quando penso que poderia ser diferente se além de cumprirmos o "IDE" cumprissemos também o "DISCIPULAR AS NAÇÕES", se a preocupação da tarefa quantitativa fosse equivalente a tarefa qualitativa. Repetindo o que Landa Cope escreveu em seu livro " O Modelo Social do Antigo Testamento": "se alcançar indivíduos é a tarefa quantitativa, disipulá-los, bem como, discipular suas comunidades é o trabalho qualitativo de ensinar e aplicar as verdades bíblicas para o nosso crescimento e para a nossa maturidade."

Nunca houve uma igreja tão grande em toda a História, mas também a igreja nunca foi tão fraca, no sentido de influenciar e gerar transformação na sociedade.

Essa ineficácia é apenas um dos efeitos do Evangelho da Salvação, o evangelho reduzido que tem sido pregado atualmente. (Com certeza, sabemos que há exceções). Reduzido porque não é só sobre salvação que Deus ensinou ao seu povo. Cresci na igreja e é bastante comum que a Bíblia ensina sobre tudo, mas na prática a coisa é diferente.

Bem resumidamente, na época em que a dicotomia teve início, um grupo tomado pelo desespero com relação a volta de Jesus, se dedicou a espalhar as Boas Novas. As pessoas, mais do que tudo, precisavam ouvir sobre Ele. consequentemente, o social ficava de lado. As coisas "espirituais", e somente elas, deveriam dominar: oração, meditação, jejum, etc

Já outro grupo se preocupava com o social, ou seja, em suprir necessidades como alimentação, moradia, saúde....Deus era o responsavel pela salvação.

Nem um nem o outro grupo tinha a plena verdade, já que as duas mentalidades se completam e tem a ver com a grande tarefa que Jesus nos deixou. Mas com um pouco de observação percebe-se que o primeiro discurso cresceu e se tornou a prioridade da igreja. Atenção, não estou dizendo que o trabalho social não é feito pelas igrejas. Muitas delas investem bastante nisso. Mas a mentalidade social aqui, representa envolvimento com o restante das áreas da sociedade, não apenas religião.

Estou cansada de falar sobre Sagrado x Secular, mas o desejo de fazer alguma coisa me impulsiona a conversar e a escrever sobre o assunto.

Gostaria que os cristãos reconhecessem que os dons e talentos dados por Deus são para trazer vida e verdade. Se você tem "chamado" para a política, não tem problema, focado em Deus você será tão influente como Daniel, Ester, José.
Chega de achar que só orar, meditar na palavra é espiritual. Somos um só e tudo que fazemos deve adorar e manifestar Deus.

Se houver esse entendimento, seu trabalho antes conhecido como "secular", não será apenas um esforço realizado para seu sustento, mas será tratado como seu chamado, não será apenas para enriquecê-lo, mas sua missão através do que faz estará em primeiro plano. As paixões que dão origem as profissões ( esse deveria ser o ideal ), é uma das maneiras de discipularmos nosso bairro, cidade, nações.

Sugiro que leiam o livro citado acima para entenderem com mais profundidade sobre esse assunto. Landa Cope e outros autores como Darrow Miller, Loren Cunningham têm sido grandemente usados por Deus em seus escritos.

Espero que esse texto tenha produzido nos leitores pelo menos um pouco de curiosidade. Que o Espírito Santo incomode o coração de vocês, que busquem ser tudo o que o Senhor quer que sejam!!!

4 comentários:

Bah mto bom o texto..to crescendo a cada dia com o blog..vlw msm!

Perfeito Texto! e é triste ver a ''igreja'' dessa maneira... tão grande, mas tão fraca... Valew pela palavra!!! ... depois me fale qual o nome do livro que citou no final?

Excelente maninha!!!!
Estreou bem hein??
Se for pra vc demorar a escrever pra escrever desse jeito pode ficar mais um mês de folga tá, nós liberamos!! Hehehehee...
Repito e repito: fico feliz de ter gente que pensa dessa maneira no meio cristão! E melhor ainda, vcs estão andando lado a lado conosco...
Amo vcs!!

Amei esse texto!

Existe uma musica secular do Gilberto Gil que fala que Se Eu Quiser Falar Com Deus eu tenho que.... fazer várias coisas... por não conhecer de fato a verdade o autor mudou a ordem das coisas. Quem Fala com DEUS e ouve a Sua Voz,e obedece, consequentemente faz as coisas!
Infelizmente neste caso aqui a ordem dos fatores alteram o produto.
E tem outro problema, a musica secular é mais realidade nas mentes cristãs do que a própria bíblia.
Abraço!


Tá faltando o estudo da Lily!!!