Widget by SemNome

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Isso é de Deus!!!!!


Lendo um artigo da Bráulia Ribeiro me deparei com algo tão "hipnótico" nos dias de hoje que normalmente passa despercebido até por quem busca julgar todas as coisas retendo o que é bom.
Você já esteve em algum culto ou momento em que se ouve: "isso é de Deus", "é pra Deus", "Deus mandou", "Deus disse"..., e aquilo não "bate", não testifica no seu coração?
Mas, vamos levando, não dando tanta importância.
O que acontece é que esse é mais um (ab)uso da autoridade que institucional ou funcionalmente temos. Por estar num cargo de liderança, posso dizer com absoluta certeza(?) que tal e tal coisas são "de Deus"! Bráulia contava de um rapaz que estava querendo levar o palestrante pra jantar, a pedido do próprio palestrante. Porém, o líder da conferência não deixou, explicando não haver outro motivo senão o de que ele era o líder da conferência e não precisava explicar nada pra ninguém!
Simples assim!
Já explicamos outras vezes aqui, no post do Danilo sobre Jugo por exemplo, que não concordamos com essas idéias tiranas e ditatoriais que usam textos bíblicos totalmente decepados e, desculpem o termo, estuprados pelas maluquices desses tais líderes.
Mas, como a grande maioria do povo que se diz cristão hoje não faz algo muito simples, ler a bíblia, ou não tem vontade mas sim preguiça quando lê, não buscando, assim,  interpretação nem revelação sobre o texto bíblico o que vemos são essas exe-jegues bíblicas que moldam a sociedade cristã da nossa época.
É isso mesmo..., nossa cultura cristã hoje é tão "gospel" assim porque não lemos aquela velha coleção de livros chamada Bíblia, ou porque lemos não querendo interpretá-la..., afinal dá muito trabalho e exige tempo, e isso não temos..., "o importante é que sou líder disso aqui e o que eu falar veio de Deus, porque sou ungido dEle pra liderar vocês..., apenas creiam em mim"!!
Pra que possamos tomar alguma direção e buscar entendimento sobre essas questões, um breve e fácil texto sobre Hermenêutica e Exegese está aí, abaixo, tirado do site www.pregaapalavra.com.br.

O termo "hermenêutica" deriva do grego hermeneuein, "interpretar". A Hermenêutica Bíblica cuida da reta compreensão e interpretação das Escrituras. Consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal da Palavra de Deus.
A IMPORTÂNCIA DESTE ESTUDO
  1. O próprio Pedro admitiu que há textos difíceis de entender: "os quais os indoutos e inconstantes torcem para sua própria perdição" (2 Pedro 3:15 e 16).
  2. A arma principal do soldado cristão é a Escritura, e se desconhece o seu valor ou ignora o seu legítimo uso, que soldado será? (2 Timóteo 2:15).
  3. As circunstâncias variadas que concorreram na produção do maravilhoso livro exigem do expositor que o seu estudo seja meticuloso, cuidadoso e sempre científico, conforme os princípios hermenêuticos.
  1. A REGRA FUNDAMENTAL
    A Escritura é explicada pela Escritura. A Bíblia interpreta a própria Bíblia..
  2. PRIMEIRA REGRA
    Enquanto for possível, é necessário tomar as palavras no seu sentido usual e ordinário..
  3. SEGUNDA REGRA
    É absolutamente necessário tomar as palavras no sentido que indica o conjunto da frase..
    Esta regra tem importância especial quando se trata de determinar se as palavras devem ser tomadas em sentido literal ou figurado. Para não incorrer em erros, convém, também, deixar-se guiar pelo pensamento do escritor, e tomar as palavras no sentido que o conjunto do versículo indica.
  4. TERCEIRA REGRA
    É necessário tomar as palavras no sentido que indica o contexto, isto é, os versos que precedem e seguem o texto que se estuda.
  5. QUARTA REGRA
    É preciso tomar em consideração o desígnio ou objetivo do livro ou passagem em que ocorrem as palavras ou expressões obscuras..
  6. QUINTA REGRA
    É indispensável consultar as passagens paralelas explicando as coisas espirituais pelas espirituais (I Cor 2:13). (I Cor 2:13).
  7. SEXTA REGRA
    Um texto não pode significar aquilo que nunca poderia Ter significado para seu autor ou seus leitores.
  8. SÉTIMA REGRA
    Sempre quando compartilhamos de circunstâncias comparáveis (isto é, situações de vida específicas semelhantes) com o âmbito do período quando foi escrita, a Palavra de Deus para nós é a mesma que Sua Palavra para eles.
EXEGESE

É o estudo cuidadoso e sistemático da Escritura para descobrir o significado original que foi pretendido. É a tentativa de escutar a Palavra conforme os destinatários originais devem tê-la ouvido; descobrir qual era a intenção original das palavras da Bíblia.
a.  contexto histórico: a época e a cultura do autor e dos seus leitores: fatores geográficos, topográficos e políticos, a ocasião da produção do livro. A questão mais importante do contexto histórico tem a ver com a ocasião e o propósito de cada livro.
b. contexto literário: as palavras somente fazem sentido dentro das frases, e estas em relação às frases anteriores e posteriores. Devemos procurar descobrir a linha de pensamento do autor. O que o autor está dizendo e por que o diz exatamente aqui?

3 comentários:

Muito bom Kadu!

Infelizmente somos muito preguiçosos pra parar pra pensar. Enquanto isso, os espertos continuam enganando a muitos.

Penso: será que os enganados não são também culpados?

Abração.

Olha, dois fatos mencionados no texto eu vi em igrejas tradicionais e neopentecostais, são fatos comuns: 1. DEUS DISSE (JARGÃO DOS CRENTES), 2.EU MANDO (PALAVRA DO LÍDER DOMINADOR).
Não querendo ser simplista, o fato que todo mundo quer poder, e o poder de liderar sobe pra cabeça de quem não tem domínio próprio, e como a coisa é velha, o diabo queria o lugar de DEUS, o orgulho de muita gente que lidera é essa, de tomar o lugar de DEUS na vida dos outros, determinando a vida delas, porque pensam ser mais sabios e superiores, querendo torcer as verdades bíblicas para justificar suas regras... a serpente fez isso no paraíso... e eu não precisei fazer um estudo aprofundado para chegar a esta conclusão... só fui no princípio (principado) das coisas! O engano sempre tem origem em uma mentira contada como verdade, Hitler mesmo usava essa técnica. Mas fiquem tranquilos, a mentira tem perna curta, uma hora os "culpados" descobrem que foram absolvidos do "crime" pelo lider MAIOR, JESUS!

Depois dão uma olhada em um texto semelhante a esse que o kadu postou, que tá lá no meu blog, neste link:
http://osmoseemocional.zip.net/arch2009-02-01_2009-02-28.html

O título do texto é: DEUS FALOU?

postei um ano atrás, e é bem legal também... um abraço pra vcs.